Evite o barulho dos salões de festas

Pequenas mudanças nos condomínios resolvem a acústica dos ambientes.

Ter um local próximo para se fazer uma festa, sem ter que bagunçar em casa, é um dos principais motivos para o uso dos salões de festas nos condomínios. Em alguns casos, eles também são os locais escolhidos para as reuniões mensais ou mesmo para um encontro de costura. Mas, quando a festa é do barulho, moradores e síndico não entram em acordo.

- O grande problema nos salões de festas é o barulho interno causado, principalmente, pelas pessoas conversando, pela música alta, ou arrastar de móveis.

 

Em geral, os salões de festas são feitos pensando na praticidade, com materiais de acabamento muito lisos e "selados", isto é, materiais impermeáveis. Em sua avaliação, esses acabamentos dificultam a absorção sonora tornando o ambiente muito reverberante. Isso acarreta numa dificuldade de compreensão da fala dentro desses ambientes fazendo com que as pessoas tenham que falar cada vez mais alto para se entenderem, associados com o volume do som que normalmente é mais alto pelo mesmo motivo da voz.

 

A dica é para que o condomínio procure colocar materiais de acabamento mais absorventes no teto. Assim boa parte da reverberação do ambiente é diminuída e, consequentemente, a necessidade de falar alto também.

O uso de pisos flutuantes ou laminados é outra dica, pois pode contribuir para reduzir o ruído propagado via estrutura da construção causado pelo arrastar de móveis e caminhar das pessoas.

 

O uso de janelas e portas mais espessas ainda ajuda a manter o barulho dentro do salão de festas do condomínio. Porém, é preciso lembrar-se da ventilação do ambiente que, conforme o tamanho do salão pode ser resolvido simplesmente com o uso de sistemas de ar-condicionado tipo Split.

 

O preço para as reformas em salões varia de acordo com a necessidade de correção acústica. A colocação de forros acústicos é simples e não causa muito transtorno ao condomínio. Já as janelas e portas acústicas são de rápida colocação e existem modelos de janelas para sobreposição não necessitando remover a original. O ideal é sempre pensar nos problemas antes e, então, projetar o ambiente com as soluções acústicas. Isto evita retrabalho e gastos extras com reformas.

 

Fonte: DC Classificados - Imóveis